Fala Samurai, blz?

Se tem um assunto que está em alta e interessa bastante o pessoal que trabalha na área de T.I. hoje em dia é Trabalho Remoto.

Bastante gente quer saber como é, como faz para conseguir um, quais são as skills necessárias, etc.

Nosso time aqui na Dev Samurai trabalha exclusivamente de forma remota e nós já passamos por algumas experiências que abrangem vários pontos importantes desse tipo de trabalho e podem ajudar as pessoas que estão interessadas em trabalhar dessa forma ou curiosas para entender certos aspectos.

Então nós gravamos uma conversa informal no nosso podcast Papo de Dev e você pode acompanhar aqui:

E nesse artigo, vamos destrinchar e complementar os tópicos abortados no podcast, acompanhe 😉

O que é trabalho remoto ?

Aqui não cabe alongar muito o significado literal que é simplesmente trabalho a distância, mas sim dar um panorama geral do que é na prática.

Algumas pessoas com quem converso, em grande parte pessoas que não são da área ou tem pouca experiência, pensam que é uma forma em que se trabalha menos, ou mais fácil e tranquilo.

E bom… Não é bem assim.

O trabalho remoto é uma forma de se trabalhar a distância, seja de onde você estiver, com pessoas que podem estar em diversos lugares do mundo, com as quais você precisa ter comprometimento e dedicação.

É preciso ter disciplina e ser muito organizado com os prazos e com toda documentação dos processos e do trabalho e também ser uma pessoa confiável que seja capaz de dar conta de resolver os problemas que assume.

E para que funcione é preciso se dedicar ao extremo, as vezes até bem mais do que você trabalharia de forma presencial.

Prós

Certamente existem muitos pontos positivos.

Depois de um período inicial em que já conseguiu atingir o ponto de organização e dedicação necessária e sabe alocar o tempo adequadamente para o trabalho, vão surgir várias lacunas de tempo no dia em que será possível fazer qualquer outra coisa como por exemplo brincar com o filho, passear com o cachorro, etc.

Ou seja, quem trabalha remoto tem uma liberdade bem maior por estar onde quiser e poder organizar a vida para encaixar atividades no dia que sejam agradáveis e revigorantes.

Outra coisa, como existem espaços de trabalho co-working e cafeterias que propiciam esse estilo de trabalho, é bem legal ir em ambientes assim, pois, é possível encontrar pessoas incríveis do mesmo ramo com as quais pode trocar ideias e experiências.

É possível trabalhar de casa para empresas de outros países com isso conhecer outras culturas e ganhar em moedas estrangeiras mais valiosas como dólar ou libra sem precisar se mudar e se alocar.

Ou seja, com o trabalho remoto você recebe em dólares e vive em real.

E sem falar da produtividade, pois, você pode escolher trabalhar nos os melhores horários em que está mais disposto, concentrado e capaz de resolver melhor os problemas, sem contar que, por causa da liberdade, ainda poderá reordenar esses horários na medida da necessidade.

Desafios

Existem alguns pontos desafiadores a destacar.

Para algumas pessoas, se organizar pode não parecer uma tarefa difícil, mas é preciso lembrar que existem muitas distrações fora de um escritório, como cama, livros, jogos, passeios, televisão, redes sociais, etc.

E todas essas distrações estão com mais fácil acesso, afinal, você tem mais liberdade e se não souber se organizar, tudo isso pode tomar muito do seu tempo fazendo com que não consiga se dedicar ao trabalho corretamente.

Se o seu trabalho for para outro país, o desafio da organização do tempo pode ser ainda maior, por conta do fuso horário diferente no qual vai ter que se adaptar.

Em alguns casos, as reuniões com a equipe acontecem com pouca frequência e por conta de horários diferentes de trabalho pode ser difícil encontrar pessoas para conversar como acontece em um escritório e isso pode causar um sentimento de solidão.

Também é preciso lembrar que para o trabalho remoto o ideal é que se tenha uma boa base técnica e grande capacidade de se virar para resolver problemas.

No trabalho remoto, você não terá um mentor do seu lado ali para te ajudar com qualquer coisinha e geralmente as empresas que contratam remoto querem pessoas já com um bom conhecimento nas tecnologias necessárias, ou seja, é bem difícil encontrar trabalhos de nível júnior ou estágio.

Mas certamente você terá um período de adaptação com a cultura da empresa, as vezes, se for trabalhar com uma ferramenta ou tecnologia bem especifica pode haver um treinamento, mas sem dúvidas é indispensável que você tenha autonomia para resolver problemas técnicos, saber encontrar soluções e tenha base técnica.

Habilidades Necessárias

As habilidades mais fortes no cara que trabalha remoto são:

  • Boa comunicação;
  • Organização;
  • Disciplina;
  • Honestidade;
  • Alocação;
  • Entrega de resultado;
  • Autonomia;
  • Confiança;

Todas essas habilidades se conectam.

Sua equipe precisa confiar que você estará alocado no tempo necessário para o trabalho e que na próxima reunião vai apresentar entregue as tarefas que se comprometeu a entregar.

Por isso é indispensável a organização, disciplina e honestidade para assumir e gerenciar as tarefas.

Só dessa forma que a engrenagem do trabalho remoto vai funcionar direito.

Como conseguir?

Para conseguir um trabalho remoto você pode recorrer a plataformas online de contração, freelances ou grupos nas redes sociais específicos de trabalho/trabalho remoto.

Lembre-se de estar bem alinhado com as habilidades necessárias e que estar bem preparado tecnicamente é essencial.

Os primeiros dias serão mais puxados, é importante entregar resultado e demonstrar que veio para resolver os problemas sendo o tempo todo bem ativo e interessado, pois, em pouco tempo você precisa mostrar o seu valor.

É importante ter um portfólio, ter boa comunicação e estar ativo nas redes como Linkedin e Github, para ganhar destaque, participar de projetos open-source é um grande diferencial.

Se quiser tentar trazer esse desafio para a empresa em que já está trabalhando presencialmente, provavelmente terá que se dedicar muito para provar o por que de trabalhar remoto pode trazer maiores benefícios para a empresa (se isso for uma verdade), e terá que entregar resultados bem superiores em quantidade e qualidade se comparado com os que ja vem trazendo presencialmente.

Agora para ajudar na questão de “Como conseguir?” segue alguns sites e dicas…

O Workana é uma plataforma onde os usuários podem publicar projetos com as descrições e habilidades técnicas necessárias e que precisam de pessoas para trabalhar neles de forma remota, por outro lado, você pode ficar de olho nos projetos e fazer propostas para realizá-los.

Para isso é importante ter um perfil bem descritivo, ter um portfólio e cuidar da sua imagem no site para trazer a confiança necessária para poder ser contratado.

Tem também o ProgramaThor onde você pode criar um perfil que vai soar mais ou menos como um currículo online (mas mais específico) e ficar de olho nas vagas que diversas empresas postam la e se der match com as suas habilidades e preferências poderá se candidatar.

É legal que eles tem um filtro e te avisam por e-mail das vagas que se encaixam no seu perfil.

Outro site legal que funciona mais ou menos igual ao Workana é o Freelancer e lá tem muita oportunidade de trabalhar para empresas de outros países e ganhar em dólar.

E se você já tem um bom inglês fluente, pode também tentar o processo seletivo do TopTal que é uma plataforma que te conecta com grandes empresas internacionais e la tem umas empresas bem famosas.

No mais, também é possível encontrar oportunidades em grupos de trabalho remoto no Facebook ou tendo um perfil ativo no Linkedin.

Como é trabalhar remoto na Dev Samurai?

Aqui na Dev Samurai nós temos alguns pilares importantes na nossa forma de trabalho remoto:

  • Responsabilidade;
  • Respeito com a rotina do outro (trabalho assíncrono);
  • Meritocracia;
  • Todos tem sua voz;
  • Forte Organização e documentação;
  • Sprints curtas (semanais);

Então aqui todos tem suas responsabilidades definidas nas reuniões, cada um assume o que vai fazer e deverá cumprir com as entregas.

Temos uma forma de trabalho assíncrono, ou seja, não existe obrigação de todos estarem trabalhando no mesmo horário, por isso, quando mandamos mensagem um para o outro, sempre usamos os canais adequados e sempre com a ideia de que o outro vai responder no momento oportuno.

Dessa forma mantemos o respeito com a rotina do outro. Só que para isso é importantíssimo que exista confiança entre os integrantes do time e autonomia para realização das tarefas.

As posições e remunerações são baseadas em meritocracia, sempre tem espaço para crescimento aqui na empresa na medida em que for agregando mais valor e evoluindo nas capacidades específicas.

Na Dev Samurai todos tem voz para opinar, sugerir discussões, propor tarefas e ajudar a moldar a cultura da empresa trazendo um pouco dos seus valores pessoais também.

A característica de organização tem um peso grande, todas as situações são muito bem documentadas, devemos ter acesso a todas as ideias, estudos, tarefas em execução, tarefas a fazer, etc. E devemos ter uma comunicação oral e escrita bem claras para termos total alinhamento e transparência.

As sprints são semanais para que possamos ter reuniões em curtos períodos e ficarmos sempre alinhados uns com os outros, entregando as tarefas, produzindo conteúdo, cursos, etc. sempre com a melhor qualidade.

Dicas de Leitura

Deixo aqui a sugestão de alguns livros que foram bastante úteis na carreira de muitos profissionais e que podem te inspirar a aderir ao trabalho remoto ou dar insights sobre como conseguir, como começar a pensar e organizar a sua vida para chegar nesse objetivo.

Remote: Office Not Required

Escrito pelos fundadores da empresa Basecamp (de onde surgiu o framework Ruby on Rails), os autores Jason Fried e David Heinemeier Hansson são dois grandes entusiastas do trabalho remoto e nesse livro eles destrincham muito bem sobre os benefícios, desafios e características de se trabalhar remotamente.

Trabalhe 4 horas por semana

Nesse livro o autor Tim Ferris aborda aspectos sobre como gerir melhor o seu tempo para trabalhar e viver melhor, tem muita dica sobre trabalho remoto também.

Messy: The Power of Disorder to Transform Our Lives

Escrito por Tim Harford, é um livro que fala bastante sobre criatividade e organização.

Cursos

Alguns cursos aqui da Dev Samurai que podem ajudar bastante a entrar no ramo do trabalho remoto:

O Meu Primeiro Aplicativo é um curso bastante técnico, la você aprende a desenvolver aplicativos mobile do zero, com as tecnologias mais recentes e utilizadas no mercado, abordamos desde a concepção do aplicativo, dicas de como conversar com o cliente, fazer o planejamento e exercitar a criatividade.

Além de estar incluso um curso sensacional chamado Renda Extra 10X onde você aprende muito sobre como conseguir uma renda extra como desenvolvedor, como conseguir trabalho, freelas, trabalho remoto, etc. Com aulas, exemplos e dicas de quem já tem bastante experiência na área e já passou por diversas situações que serão compartilhadas e comentadas.

Já o Carreira de Programador é um treinamento que se propõe a ensinar todos os detalhes de como conseguir o seu emprego na área de TI (que pague bem). É um curso mais teórico e muito informativo que pode ajudar muito quem está começando na área ou quem já está na área e precisa de algumas dicas e insigths para enfrentar algum outro desafio da área.

Conclusão

O trabalho remoto tem sido o objetivo de bastante gente da área de T.I. que está buscando melhorar a qualidade de vida, produtividade, que pensa em ser nômade digital, trabalhar de onde quiser, ganhar em moedas estrangeiras, etc.

E aqui nesse artigo eu pude compartilhar com vocês bastante coisa que eu aprendi durante minha carreira como desenvolvedor remoto baseado nos tópicos abordados no nosso podcast e que podem ser úteis para você.

Uma coisa muito importante é traçar um objetivo, manter o foco e não desistir.

Se você gostou desse artigo ou tem alguma dúvida, pode deixar nos comentários =).

Não deixe de participar da nossa comunidade no Discord, lá podemos discutir sobre diversos assuntos relacionados a programação e os cursos do Dev Samurai, você vai poder encontrar com o pessoal da equipe Dev Samurai e também toda comunidade que participa e esta engajada em aprender a fazer aplicativos e discutir sobre programação e trabalho remoto, então segue o link:

Comunidade Dev Samurai no Discord.

Valeu e até a próxima!